quinta-feira, 15 de maio de 2014

O Mauna Loa

O Mauna Loa, em extensão, amssa e volume, é o maior vulcão do mundo. Possui um volume estimado de 40.000 km³, sendo mais alto que qualquer montanha da Terra, com aproximadamente 9.090 mertros desde o a base, a baixo do nível do mar, até o seu pico mais elevado.

De acordo com Grotzinger e Jordan (2013), o Mauna Loa é um vulcão do tipo escudo e produz lava basáltica. Isso significa que suas erupções raramente são explosivas, mas sua lava é extremamente fluida e pode escorrer por grandes distâncias em altas velocidades, além de apresentar temperaturas extremamentes altas (1.000ºC a 1.200ºC). Essa fluidez e a ocorrência de sucessivas erupções ao longo do tempo gera superposição de milhares de derrames de lava, causa a aparência de escudo com dezenas de quilômetros de circunferência e declives suaves ao redor do cume.

Sua atividade vulcânica começou cerca de 700.000 a 1.000.000 anos atrás. A primeira erupção registrada aconteceu em 1843, mas o Mauna Loa, provavelmente, teve milhares de erupções antes disso, incluindo muitos que só havaianos nativos tenham testemunhado. Desde então, houve 33 erupções registradas, sendo a última em 1984.

Vulcão Mauna Loa


Fontes de pesquisa: http://volcanoes.usgs.gov/
                               http://www.vulcanoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário